segunda-feira, 12 de abril de 2010

Maputo - Moçambique






Olá a todos!
Mais um lugar diferente que conheci e vou contar a vocês um pouco sobre mina visão e experiência lá.
Bom tive uma reunião de trabalho em Moçambique e aproveitei para ficar o fim de semana para conhecer um pouco mais do lugar.
Eu fiquei a maior parte do tempo em Maputo que é a capital de Moçambique.
As primeiras impressões não foram nada legais. O aeroporto de Maputo é o mais antigo e sem muita estrutura que já vi. Eles estão construindo um novo predio junto com o aeroporto dai acho que vai ficar um pouco melhor.
Para brasileiros é necessário ter visto para entrar, mas se pode conseguir facilmente quando se chega pagando 25 dólares. Demora uns 15 minutos para que o visto fique pronto. Achei sso meio desorganizado. No Zimbabwe era mais organizado. Aliás achei Moçambique um país desorganizado.
Como cheguei na quinta-feira e a reunião era na sexta, minha empresa pagou uma diária em um hotel e eu fiquei os outros días em um albergue.
O Hotel que a empresa me colocou até era bonitinho, novo e com bom quarto. Só que quando fui fazer check-out a empresa que trabalho já havia pago o hotel quando fez a reserva e eles disseram que não. Dai tive que pagar novamente.Tirei os 60 dólares em nota para pagar e eles não aceitaram os 60 dólares. Me disseram que só aceitam notas de dólares emitidas depois de 2003 e as minhas eram de antes. E acreditem que os 60 dólares que estaba usando para pagar foram o troco que o governo do Moçambique me deu quando tirei o visto. Então se você for para Moçambique lembre-se de levar notas de dólar emitidas somente depois de 2003 senão estará em problemas. Acabei pagando com cartão de crédito.
O Albergue que fiquei depois era muito simples. Lá tem bastante mosquitos dai nas camas tem tipo uma tela para se jogar na hora de dormir para ter um pouco tranquilidade na hora de dormir. É uma das fotos deste tópico.
Sexta depois da reunião resolvi começar meu passeio por Maputo. O pessoal do albergue me deu um pequeno mapa mostrando o que se pode conhecer de Maputo. Havia somente alguns museus e praças. Mas eu não estava interessado em ver museos. Nem tirei muitas fotos pois haviam pessoas estranhas pelas ruas e como estava sozinho fiquei com medo de tirar fotos e me roubarem a câmera.
Fui no mercado central de Maputo que achei bem bagunçado. Tinha várias barracas de frutas, varias farmácias, algumas de produtos alimentícios em geral e muitas lojas com produtos para cabelos. Achei muito engraçado.
Em seguida fui a Praça dos trabalhadores e a estação de trem. Mas não vi nada de interessante.
Fiz este percurso todo caminhando. Depois dei uma voltinha no shopping de maputo que é um shopping de uns 4 andares mas de poucas lojas por andar. Mas é um shopping novo.
Depois peguei um tuco-tuco ( não me lembro se o nome é exatamente este) que são alguns taxis bem comuns em Maputo e mais baratos que os taxis comuns. São tipo motos mas com 3 rodas e além do motorista que senta na frente pode-se levar mais 2 pessoas. No tuco-tuco dei uma voltinha no litoral de Maputo. O litoral é bonito. Da pra se ficar sentado admirando o Oceano Indico um bom tempo. Em Maputo tem pouquissimas praias mas nenhuma recomendada para banho. Segundo em disseram a uns anos atrás houve um derramamento de petróleo que deixou as praias impróprias para banho. Me disseram que as praias boas de Moçambique ficam a umas 6 horas de carro de Maputo.
Pontos positivos de Moçambique:
- O pessoal é bem receptivo! Os moçambicanos adoram o Brasil.
- Os canais de TV preferidos deles são Globo e Miramar ( canal da Igreja Universal onde a maioria dos programas são da rede Record do Brasil). Todo sabem bastante sobre o Brasil por causa destes canais, apesar de terem um impressão meio que errada também. Eles pensam que o Brasil é muito perigoso e não se pode caminhar tranquilamente pelas ruas. Também eles ficam vendo cidade alerta pela TV....
- Eles escutam muita música brasileira.
- No Supermercado tem muitos produtos do Brasil creio que por falarmos o mesmo indioma. Comprei farofa da Yoki.
- Gostei muito do comida lá! Não comi nada que não gostei. Um dia comi uma comida que dizem ser bem comum lá que é um Franco com molho de amendoin e estava super saborosa.
Pontos negativos:
- O país é muito desorganizado.
- O trânsito é todo bagunçado. Lá é mão inglesa. Não tem lei de trânsito direito. As pessoas estacionam onde querem. O mais comum é estacionar sobre a calçada.
- Eles cobram as coisas pela cara da pessoa. Logo, eu como estrangeiro, pagava mais caro que o pessoal de lá. Inclusive quando estava fazendo minha caminhada e olhando meu mapinha, um policial viu que não era de lá e me parou perguntando onde eu queria ir. Logo ele já me pediu um dinheiro para um ”refresco”, segundo ele. Eu disse que não tinha trocado. Ele arrumou um jeito de trocar o dinheiro que eu tinha só para dar o dinheiro do refresco para ele....
- A cidade não é bonita. Moçambique estava em gerra civil até 1994 daí a cidade era muito destruida. É comum ver edificios e lugares destruidos lá. Mas pelo que dizem agora está muito melhor que o periodo da guerra civil. As estradas e ruas são muito ruins e quse não se tem avenidas asfaltadas. Somentes as principais.
- Tem muito vendedor ambulante.
A Moeda de lá de chama Miticais. A conversão é mais ou menos 1 real equivale a 15 miticais.
O português deles não é dificil de se entender mas tem certas palavras que são diferentes ( algumas iguais ao portugês de Portugal). Algumas palavras que é interessante saber:
- Piri piri = Pimenta. Eles sempre perguntam se quer a comida com Piri piri.
- Casa de banho = banheiro.
- Mata bicho ou pequeno almoço = Café da manhã.
Bom acho que resumindo isso é tudo!
Eu não gostaria de morar em Moçambique e nem recomendaria ninguem a fazer um passeio por lá.
Abraços e até a próxima.

25 comentários:

  1. Oooo Zanetti desse jeito eu tbm quero ir pra África soh passeia cara! hauhauahua
    Abrass

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, eu pensava que Moçambique era bonitinho!
    Bom, pelo menos tem farofa Yoki!

    hahahahah


    Abraçossss

    ResponderExcluir
  3. Lá é bem feio mesmo. Mas devo voltar lá mais vezes só pra fazer comprar no supermercado e compras coisas do Brasil.rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com quanto em real consigo viver bem lá?

      Excluir
    2. 5000Dolares por aqui vc vive um luxo,de 2010 para cá mudou bastante

      Excluir
  4. E tem gente que reclama do Brasil... Valeu pelo post Gustavo! Num para não, hehehe...

    ResponderExcluir
  5. Parece q o país parou no tempo msm, tanto q eles assistem cidade alerta, q nem passa mais no Brasil!!!

    PS. Comprou um copinho de pinga de Moçambique pra trazer pra gente?

    ResponderExcluir
  6. Apesar de ser feio e desorganizado voc^es v^em todos ca cair para fugir da crise e desemprego nos vossos paises ou na procura de juntar mais mola..Ah!ah!aH! Eu conheco o Brasil de Norte a Sul, felizmente... e tem de tudo do bom e do mau como em todo o lado... e o meu pais nao foge a regra,...apesar de tudo vem todos a Mocambique curtir uma qualidade de vida...

    ResponderExcluir
  7. bom sou BRASILEIRO e estou morando na africa maputo mozambique,pra quem vem passear pode ser bom não queiram morar aq pois ha um preconceito muito grande principalmente se vc for branco o pais não tem segurança e a qualquer hora vc é roubado em moçambique não ha lugar para passear as praias EM Maputo são sujas e so tem um shopin q podemos ir bom pra mim ,esse pais não é uma boa escolha...

    ResponderExcluir
  8. Puxa vida.... voce é mau mesmo, será que é feio mesmo? Sabes, existe varias pessoas vindos de todas as partes do mundo pra moçambique viver e fazer negocio e saem se tão bem, porque eles acham que moçambique tem menos turbulencia que em seus paises ,existe facilidade pra eles prosperar e não mais volta.Nao gostou de lhe terem pedido esmola? é que somos POBRES. É possivel que voce não tivesse dinheiro suficiente pra ir a lugares mais bonitos e hospedar em hoteis luxuosos porque isso em Moçambique tem e como tem. As prais então devias ter ido pra otras provincias do Maputo que tem praias bem limpas e bonitas, como Inhambane(o Indigo bay, Nhati, ilha do cabo são sebastião e mais....) Cabo delgado tem muito mais.Tem razão amigo brasileiro não ias lá passear mas sim a trabalho, e nunca dizes a outros que nunca vá a Moçambique porque voce não gostou ta bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara passa um final de semana e acha que conhece o país. É um ridículo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  9. E ai gustavão!!! beleza?

    tava vendo seus comentarios sobr Mozambq, e pude ver q algumas coisas retratam a verdade, mas, 80% do q falaste é tudo mentira e defamação a um paiz q sta em franco dezenvolvimento, e ainda vou avizando, podes crer q este Mz xega a ser melhor q muits paizes do mesmo nivel(3ºMundo).
    Agora ainda posso te dar razão, talvez pela sua capacidade financeira q é bem Dawn de certesa , não teve a oportonidade de desfrutar de lugares maravilhosos q Mz possue, porq Destino pra verdadeiros turistas em Moçmbq é o q tem de mais (parques , reservas, praias , Hoteis maravilhosos) e gente acolhedora, não kerendo substimar o teu poderio financeiro, mas tambem pelos vistos voce deve ser um pé rapado q juntou algum durante muit tempo pra ver se conseguia escalar lugares Nices,mas dá a entender q foste a Mz e ficar numa cidadezinha do interior e q não tevee a oportonidade de Desfrutar o Verdadeiro Mozambique, e ainda digo mais , se keres algumas referências q acredito q devem ter boas recordações de Mz , pergunte a kuase metade do Plantel do REAL MADRID q ca ja steve a começar pelo capitao do Team e muitas mais vedetas Internacionais.
    Por isso gente tudo q falou esse cara é uma pura mentira, pra kem ker ter certeza q vá a Internet e consulte.
    Abração a todos!! menos a esse supersticioso q vem la do Interior do amazonia

    Bem Vindo Mz

    ResponderExcluir
  10. porque depois de ir trabalhar em moçabique falar tao mal,assim do pais voce parece que nunca viveu na pobresa!!!

    ResponderExcluir
  11. MOÇAMBIQUE É UM PAÍS LINDO E MAPUTO A EX-LOURENÇO MARQUES TAMBÉM É BONITA.EU SOU PORTUGUÊS E CONHEÇO O BRASIL, E MAPUTO FAZ-ME LEMBRAR ALGUMAS CIDADES DO NORDESTE BRASILEIRO,PORQUÊ TANTO PRECONCEITO E TANTA MALDADE?

    ResponderExcluir
  12. De Certeza que nehum Moçambicano fala assim do Brasil que de certeza tambem tem lugares muito feios perigosos tambem. Mas valeu pela sua sinceridade. Ha realmente muito que melhorar em Maputo.

    ResponderExcluir
  13. SOU BRASILEIRO MAIS NAO GOSTEI DAS MALDADES QUE ESSE CARA FALOU DE MAPUTO,,ELE SABE QUE TEM LUGARES NO BRASIL QUE É UMA MERDA,,MUITO PIOR QUE MAPUTO,,POR EXEMPLO,,,O RIO DE JANEIRO QUEM MANDA É OS TRAFICANTES,,OU EU TO ERRADO?

    ResponderExcluir
  14. Este cara é um preconceituoso. Basta assistir o programa "O mundo segundo os Brasileiros" para ver que sua visão é míope.

    ResponderExcluir
  15. Oi! Poderias me passar o nome do albergue que tu ficaste? Estou a procura de lugares economicos para nos hospedar! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carine, o nome do Hostel é Fatima's Place. É uma opção simples e econômica pra ficar em Maputo

      Excluir
  16. Muitas pessoas criticando o que escrevi. Bom, depois disso estive várias outras vezes em Maputo e em Moçambique. Hoje Maputo está bem diferente da primeira vez que fui. Muito melhor.
    Quis só passar a primeira impressão que tive do lugar. Jamais sendo preconceituoso ou maldoso.
    Claro que o Brasil tem lugares lindos e horríveis. Lugares organizados e bagunçados.
    O mesmo ocorre em Maputo e Moçambique em geral.
    Mas hoje posso dizer que Moçambique é um dos melhores países da África e que está melhorando e se desenvolvendo a cada dia.

    ResponderExcluir
  17. Ibiza SunAngel® Moçambique

    ¨NOVA LOJA FEMENINA NO KAYA KWANGA¨
    Agora, para além do nosso ShowRoom na cidade, abrimos nova loja no kaya kwanga com grande stock de marca Italiana e Americana.

    Visite-nos no costa do Sol:
    “Kaya Kwanga” loja 1.
    Rua D. Joao de Castro, 321 - Maputo
    845 767 485

    Grande colecçao de Roupa Italiana e Americana para o verão.
    Já podes disfrutar da máxima qualidade de roupa italiana a bons preços.

    Estamos abertos de:
    Segunda á Sexta: 10h a 18h30
    Sábados: 10h a 16h00

    www.ibizasunangel.com

    ResponderExcluir
  18. Ora bem Moçambique é um país que está em via de desenvolvimento porém existam pontos negativos pelo quais já estão I numeradas em termos de preconceitos é bem relativo sou moçambicanos e respeito a opinião de todos e é isso

    ResponderExcluir
  19. Ora bem Moçambique é um país que está em via de desenvolvimento porém existam pontos negativos pelo quais já estão I numeradas em termos de preconceitos é bem relativo sou moçambicanos e respeito a opinião de todos e é isso

    ResponderExcluir
  20. Achei seus comentários estranhos sobre Maputo. Vivi lá e te digo, ou você deu azar ou por alguma infelicidade não teve uma orientação para conhecer a cidade. Maputo (e Matola) tem parques lindíssimos chamados jardins, bons restaurantes em hoteis, praia boa para banho, ruas asfaltadíssimas (em 2010), bons passeios para quem tem carro e conhece, quintas que funcionam com restaurantes e piscina também, bons supermercados sul-africanos, o mercado central é ótimo e as frutas são frescas e deliciosas (eu sempre comprava lá), enfim. Posteriormente abriu outro shopping e cinema no jardim da Matola, mas Maputo é um ambiente onde se aproveita muito a família, por isso pode parecer meio vazio ás vezes. Quando os moçambicanos querem um ar mais agitado, se não gostarem da noite da cidade (festas), podem pegar o carro e ir a praias como ponta d'ouro e bilene ou ir à Suazilandia e Africa do Sul, onde ha mais movimento. Maputo tem boas atrações teatrais tambem e bairros muito aconchegantes. Talvez você não tenha tido um guia.

    ResponderExcluir