quinta-feira, 29 de abril de 2010

Curiosidades gerais sobre Africa do Sul



Como nos últimos dias não aconteceu nada de diferente comigo resolvi contar um pouco das coisas daqui que são diferentes do Brasil.

1) Acho que sobre o transporte em geral é o mais diferente. Primeiro porque aqui e mão inglesa e segundo por não tem um transporte público descente. Aqui como transporte público tem umas vans que são super comuns (foto). Mas de verdade, eu não me arriscaria e nem recomendaria. Quase não há ônibus. Estão tentando implantar um sistema de ônibus por causa da Copa mas tem muito pouco ônibus ainda e para poucos lugares da cidade. É muito dificil de se ver taxi nas ruas ou pontos de taxi e dizem que é muito caro para se pegar um taxi aqui. Então se você quiser vir a passeio pra cá, alugue um carro e com GPS senão não vai conseguir fazer muita coisa ou vai se perder muito. No caso de quem mora aqui, tem que ter carro. Eu já tive que comprar um aqui. Pelo menos as estradas em geral são boas.

2) Já que estamos falando de trânsito, vou dizer como é a lei para se tirar carteira de motorista aqui. A idade mínima para tirar a permissão para dirigir é 16 anos. A pessoa fica por 2 anos como "Learner" até pegar a permissão definitiva. Quando você é um Learner, você deve ter uma letra "L" colada na parte trazeira do carro e quando estiver dirigindo, deve ter ao seu lado uma pessoa que não seja um Learner e seja habilitada.

3) As pessoas daqui são super educadas. Pedem desculpa para tudo, falam bom dia e te comprimentam, mesmo que não te conhecem, sempre te auxiliam. Bem legal isso.

4) O horário de funcionamento de shoppings aqui geralmente é de :
- Segunda a quinta-feira: 9h até 18h
- Sexta: 9h as 21h
- Sábado e domingo: 9h as 17h

É claro que isso não se aplica a cinemas e restaurantes. Mas se quiser comprar algo durante meio de semana no shopping, tem que chegar pelo menos uns 10 min antes das 18h porque eles normalmente fecham um pouco antes das 18h.

O horário de surmercado não é muito diferente. Mas em geral no meio de semana alguns ficam abertos ate as 19h30min.

Depois desse horário as ruas ficam desertas. Fica até parecendo que é madrugada.

4) Aqui tem uma grande variedade de raças e em geral elas não se misturam muito. Mas é super comum estar em um restaurante e ao seu redor estar negros, brancos, loiros, ruivos, indianos, muçulmanos, etc... Mas é dificil ( mas pode se ver )de ver um casal de raças misturadas. Por exemplo, quase não se vê um loiro namorando uma negra.

5) Aqui existem 3 Capitais :Pretoria (capital executiva), Bloemfontein (capital judicial), e Cape Town (capital legislativa). A principal cidade é Johannesburg ( para negócios), mas a "capital do turismo" é Cape Town.

6) A Africa do Sul tem 11 indiomas oficiais. Segue os mesmos em inglês:

- Afrikaans
- English
- IsiNdebele
- IsiXhosa
- IsiZulu
- Sepedi
- Sesotho
- Setswana
- SiSwati
- Tshivenda
- Xitsonga

Em geral, todos falam inglês e mais algum dos outros indiomas. Por isso acaba que o sotaque do inglês deles sejam bem distinto dos outros lugares do mundo. E para falar a verdade não acho muito bonito não.

Eu não gosto de assitir novelas Sul-africana justamente pela mistura de indiomas que eles fazem. De repente o ator esta falando inglês, dai começa a falar Afrikaans com outra pessoa na noavela e colocam legenda em inglês embaixo. Acho isso horrivel.

7) Dizem que Johannesburg é a " maior floresta plantada a mãe" que existe no mundo. As ruas dos bairros em geral são muito arborizadas. É bem bonito. Alguns bairros quando se olha do alto, quase não se é possivel ver as casas que estão em baixo das arvores. Uma das fotos é da janela do apartamento onde moro e da pra se ter uma idéia de como tem muitas árvores por aqui.

8) Culinaria: há praticamente todo o tipo de comida disponível (inclusive as globalizadas cadeias de fast food), geralmente a preços muito bons. Aqui é possível comer uma comida de qualidade a um preço justo.

Nos restaurantes, a variedade dos alimentos é muito grande, arroz colorido, espetos, linguiças temperadas, carnes exóticas e de cortes especiais, além das variedades, como tortas, pães, doces, etc.

É dificil de se encontrar restaurantes de comidas típicas da África do Sul devido à diversidade étnica do país, e cada grupo racial tem a sua própria identidade cultural. Tem restaurantes de diferentes culturas aqui. Mas a comida aqui é bem baseada em carnes.

O que é muito famoso da Africa do Sul e por sinal são bons, são os vinhos Sul-africanos, mas as regiões produtoras em geral estão proximas a Cape Town.

Acho que já está bom de curiosidades por agora! Assim que tiver mais coisas que considero interessantes falo para vocês.

Até a próxima!

5 comentários:

  1. Esqueceu de falar daquele lance das the girls! hehehe

    ResponderExcluir
  2. Meu amado irmão, quanta saudade!!!
    Tenho que ser muito sincera com vc... não tenho passado por aqui para ver suas novidades... mas tenho lembrado sempre sempre de vc... Um dia desses eu até eu até pensei muito em você!!! E até chorei... Chorei pela distância, chorei pela saudade... chorei pq vc não está aqui perto de mim... fisicamente... mas sei que vc está comigo em pensamento... Vou te dizer por que lembrei de vc... escutei uma música do Pe. Fábio de Melo e vou te falar qual é... gostaria que vc lesse e sempre que vc puder ouvir se lembre de nós...

    Humano Amor De Deus(Pe. Fábio De Melo / Scj)

    Tens o dom de ver estradas
    Onde eu vejo o fim
    Me convences quando falas:
    Não é bem assim!
    Se me esqueço, me recordas
    Se não sei, me ensinas.
    E se perco a direção
    Vens me encontrar

    Tens o dom de ouvir segredos
    Mesmo se me calo
    E se falo me escutas
    Queres compreender
    Se pela força da distância
    Tu te ausentas
    Pelo poder que há na saudade
    Voltarás!

    Quando a solidão doeu em mim
    Quando o meu passado não passou por mim
    Quando eu não soube compreender a vida
    Tu vieste compreender por mim

    Quando os meus olhos não podiam ver
    Tua mão segura me ajudou a andar
    Quando eu não tinha mais amor no peito
    Teu amor me ajudou a amar

    Quando os meus sonhos vi desmoronar
    Me trouxeste outros pra recomeçar
    Quando me esqueci que era alguém na vida
    Teu amor veio me relembrar

    Que Deus me ama
    Que não estou só
    Que Deus cuida de mim
    Quando fala pela tua voz
    E me diz: coragem!

    Meu amado, a gente sente muita saudades de vc... Vê se volta logo que a gente sente muito sua falta...
    Um grande abraço
    Fique com Deus...
    Que São Bento interceda por você e que Jesus te guarde e te ilumine em todos os seus momentos!!!
    P.S. Já tô começando a chorar... e não quero chorar...

    ResponderExcluir
  3. Oi Nildes! Nossa, que saudades de vc tb!
    Fique sabendo que mesmo distante sempre lembro e coloco você e o Toninho nas minhas orações. É engraçado porque mesmo não nos vendo com tanta frequencia quando eu morava em BH, só de saber que estou bem mais longe agora a saudade aumente ainda mais.
    E pode deixar que quando for ao Brasil nas minhas férias vou dar uma passada em Ouro Preto para te ver.
    Mas quem sabe você não venha me visitar aqui também?
    Mas tem que vir logo antes que eu volte para o Brasil.
    Que Deus continue te iluminando sempre.
    Grande Beijo.
    P.S. Demorei a escrever isso... as lagrimas que saiam de meus olhos me deixou lento para escrever.

    ResponderExcluir
  4. Tao bonitinho ver a amizade de voces dois.
    Sao realmente duas pessoas muito especiais!
    Beijo Ivanildes, beijo Gu.
    Saudadeeees!!!

    ResponderExcluir