segunda-feira, 14 de junho de 2010

Jogo de abertura da Seleção da África do Sul na Copa 2010


Olá meus amigos!


Confesso que não estava tão ansioso com a chegada da Copa e nem tão na expectativa de ir aos jogos. Mas tudo mudou!

Sexta-feira, no dia do jogo de abertura da seleção da África do Sul contra o México, desde a hora que me despertei e escutei os sons das vuvuzelas tocando, tudo mudou. Fui trabalhar e a empresa liberou para que saíssemos às 12h para poder chegar a tempo onde cada pessoa desejasse assistir aos jogos.

Combinei com um grupo de brasileiros de irmos assistir o jogo no FIFA FAN FEST em Sandton, que é um dos pontos em que a FIFA colocou telão para os torcedores que não irão aos jogos assisti-los.

Eu não vi muitos brasileiros lá além do nosso grupo. Nós estávamos em uns 12 brasileiros. O local estava lotado. Eu estimo que haviam cerca de 30 mil pessoas, onde 98% eram Sul-Africanos. Estavam todos equipados com camisas, fantasiados e é claro com suas vuvuzelas. Ensurdecedor...

Antes do jogo estavam todos em pé ansiosos! De repente começou a tocar o hino do México. Todos ficaram em silêncio, imagino eu que em respeito à seleção adversária!

Quando começou a tocar o hino da África do Sul, me deu um frio na barriga. Todos cantando juntamente o hino, brancos e negros unidos para apoiar sua seleção e em seu país! Foi emocionante ver aquilo. O vídeo abaixo foi do final do hino, para terem uma noção.



Quando começou o jogo, todos, ou pelo menos a grande maioria, sentaram-se (acho que é para os mais baixinhos verem sem problemas). O piso era gramado. O espaço não era suficiente para todos sentarem. Mas se permanecesse de pé, iria ganhar palavras não muito animadoras e garrafas pet de presente na cabeça. O negócio era tentar se alojar no espaço mínimo que ficou para cada pessoa. Eu fiquei os 45 minutos do primeiro tempo sem mexer as pernas por falta de espaço. Nada confortável.

No intervalo todos se levantaram para esticar as pernas e começando o segundo tempo todos se sentaram novamente. Mais um tempo sem mexer as pernas. Voltei a mexer as pernas somente no gol da África do Sul. Que emoção. Eu comemorei como se fosse gol do Brasil em final de copa do mundo. Tava contagiante a comemoração do pessoal. O difícil e engraçado foi todos se levantando pra comemorar. Depois das comemorações todos voltaram a se sentar e estavam super empolgados, daí o som das vuvuzelas voltou a ser constante, fora as músicas e coreografias locais que eles fazem. É impressionante e emocionante! O vídeo mostra o pedacinho de um desses momentos.



Foi uma pena o México ter feito um gol e empatado o jogo!

Mas foi uma experiência única e incrível ver como estão todos contentes de a Copa estar sendo no país deles e ver como eles se emocionam e empolgam nos lances que para nós brasileiros seriam lances bobos.

Um momento super especial para ficar na lembrança!

Agora é só esperar terça-feira para o primeiro jogo do Brasil! Depois conto como foi!

Grande abraço e até breve!

2 comentários:

  1. Show de bola Zanet's!

    Só lamento pelas vuvuzelas!

    hehehe

    ResponderExcluir
  2. Bafana bafana, Zanettão.
    Que bom q vc gostou das vuvuzelas...
    a gente arrumou uma genérica aki, e uma jabulani semi-original!!!
    Tentamos procurar por vc no estádio do jogo do Brasil, mas tinham muitos brasileiros...
    bom, fica pra próxima!
    abraço

    ResponderExcluir