sábado, 23 de julho de 2011

Moçambola

Depois de muito tempo sem escrever e cheio de coisas pra contar, aqui estou eu de volta.

O motivo de ter sumido  é o meu mestrado. Esqueci do mundo praticamente e só me preocupei em fazer as coisas do mestrado nos "tempos livre". To quase terminando ele mas tive um tempinho para escrever. Mas espero ir contando um pouco ao longo do tempo.

Bom, vou começar contando e mostrando um pouco do Moçambola. Moçambola é o capeonato nacional de futebol, ou sejá, é como se fosse um brasileirão aqui.

Tudo bem que a qualidade do futebol, os estádios, as condições e as torcidas não é a mesma. Mas o esporte predileto aqui em Moçambique é o futebol.

O Moçambola é um capeonato o modesto e os times não têm muito dinheiro e patrocinios. Na semana passada assisti o meu primeiro jogo do Moçambola ao vivo. Foi no campo do Clube Desportivo em Tete para assistir o clássico regional entre Chingale e HCB (Hidroelétrica Cahora Bassa).

O time do HCB é um time novo. Tem somente 3 anos de formação enquanto o time do Chingale foi criado em 1900. No ano passado o Chigale estava na segunda divisão do Moçambola subindo e jogando este ano na primeira divisão.

Para chegar no estádio tava bastante bagunçado e desorganizado. Poucos carros se comparado no Brasil, sendo que a maioria vai pra lá de moto ou caminhando. Eu consegui colocar o carro dentro do estádio e não paguei nada, graças a meu amigo Adriano que fez amizade com o cara do portão. O estádio tem pouca capacidade; poucos lugares para sentar. A maioria das pessoas fica em pé e se ageita nas árvores, postes, onde consegue.

A torcida aqui até tenta dar apoio ao time durante o jogo, mas eu vi eles vibrando mesmo e dando apoio realmente somente após o gol do time.

Sempre tentei comprar uma camisa do Chingale aqui mas é uma grande dificuldade de encontrar. Eles quase não fazem para vender.

O time que está em primeiro lugar no campeonato no momento é a Liga Muçulmana de Maputo e o Chingale está em quinto.

Pra quem tiver interesse em acompanhar o campeonato, pode olhar no site abaixo no qual contém a tabela de jogos e a classificação.

http://www.futebol365.pt/competicoes/default.asp?comp=Mocambique&epoca=2011

Vejam os filmes e as fotos e se divertam com o Moçambola.






















Virei torcedor do Chingale  de Tete agora!

Um comentário:

  1. Gustavo, saudações!

    Qual a possibilidade de você me enviar algumas moedas dos paises Africanos pelos quais você passou? Coleciono moedas mundiais e as africanas são bastante dificeis de conseguir, principalmente devido aos idiomas. Se possivel, agradeço! colecionadordemoedas@hotmail.com

    ResponderExcluir