quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Tete - Moçambique



Olá meus amigos!

Depois de quase um mês morando em Tete - Moçambique, finalmente vou falar um pouco da cidade e da vida aqui.

Eu antes de vir para Tete estava esperando algo muito ruim, pelos comentários que escutei de algumas pessoas que já vieram aqui antes e de algumas coisas que pesquisei na internet.

Quando estava vindo de mudança para Moçambique, passei por Maputo que é a Capital de Moçambique e fui ao escritório da Vale lá onde foram me apresentar para as pessoas de lá. Todos perguntavam se eu ficaria estabelecido em Tete ou em Maputo, e quando eu dizia que era em Tete, todos faziam uma cara estranha e muitos me chamavam de corajoso. Ou seja, não tinha como esperar nada de bom da cidade.

Descendo do avião a primeira impressão foi positiva. O aeroporto é bonitinho e de cara já vi que o calor aqui é bem forte.

No geral me surpreendi positivamente com a cidade. Não é tão ruim como eu imaginava.

Mas Tete é uma cidade muito pobre. É muito comum ver a pobreza escancarada aqui.

Na rua, a cada 10 metros há um pedinte te pedindo dinheiro, sendo que a maioria é criança. Tem que acostumar-se a andar na rua com as crianças a sua volta dizendo: "Patrão, fome"; "Boss, dinheiro"; "Amigo, fome". Eles fazem uma cara de sofrimento antes de pedir, o no início da até um aperto no coração.

Mas, com o tempo vemos que parece que eles são instruídos a pedir, porque logo depois de ouvirem um "não", eles mudam a cara e saem pulando e brincando entre si.

O que é bem comum também são algumas crianças vendendo amendoim. Eles vendem a um preço bem baratinho e o amendoim é gostoso. A maioria das crianças vendendo são meninas, que colocam o amendoim em um recipiente de palha e o equilibram sobre a cabeça enquanto caminham e o oferecem.



O maior e principal problema da cidade no momento, além da pobreza, é a ponte que atravessa o Rio Zambeze. A ponte deve ter mais ou menos 1 km de distância e ela está sendo toda reformada porque já esta um pouco velha e tinha problemas constantes. E por causa da reforma, ela fica aberta durante 30 minutos somente para um sentido e depois 30 minutos no sentido oposto. A ponte liga a cidade de Tete à Moatize que é a região carbonífera e onde eu trabalho. Então, tenho que atravessá-la todos os dias para ir e voltar do trabalho. Mas olhando de longe a ponte é até bonita e nem se imagina o caos que ela é.


 
É muito comum não conseguir atravessá-la nos 30 minutos que tem direito pelo número de carros que tem para fazer o mesmo, por isso muitas vezes tenho que atravessar caminhando na volta do trabalho.

A travessia é muito bagunçada. Muitas pessoas andando com o turbo ligado, buracos no piso, obstáculos, andaimes, digamos que é bem caótico, uma bagunça.



Tem que ter paciência com a ponte, principalmente porque falta muito respeito das pessoas aqui, que tentam tirar vantagem cortando a bicha (fila) e fazendo ultrapassagens perigosas, que além de colocar em risco as pessoas que andam pelas ruas, atrapalham o trânsito ainda mais.

Aliás, o trânsito aqui é super bagunçado no geral. Ninguem respeita ninguem e parece que não tem leis de trânsito. O limite de pessoas que podem ser transportadas nos veículos aqui é aqui quantidade de pessoas que você conseguir colocar dentro dele. Veja uma foto de uma pequeno caminhão com algumas pessoas na cua caçamba o que é algo bem comum aqui. Detalhe que ainda cabe muitas pessoas no caminhão. Já vi cada malabarismo quanto a isso aqui.


De início estou morando no maior hotel da cidade: Hotel Zambeze, onde també tem muitos brasileiros vivem lá em quanto as casas que a empresa está construindo não fiquem prontas.

Uma das coisas boas daqui é esse grande número de brasileiros. Pessoal super bacana. Foi fácil e rápido de me enturmar aqui!

Acho que já tenho muito que dizer, e vou tentar escrever com maior frequência contanto um pouco mais deste lugar cheio de coisas diferentes e surpreendentes em relação ao que conhecemos na maior parte do nosso Brasil.

Final de semana passada, o meu gerente convidou para irmos a casa dele comer um churrasco de cabrito. Carne de cabrito é bem comum aqui. Em geral as pessoas criam seus cabritos para consumo próprio. É comum ver pessoas caminhando na rua carrengando um pelas costas, na moto, bicicleta ou como se ele fosse um cachorro de modo a transportar o bichinho. Eu gostei da carne, só que tem muito osso e pouca carne.


 
Mas, pra quem está curioso em saber mais rápido, e não quiser esperar eu ir contanto, eu indico que entrem no blog da Anna que é uma brasileira que trabalha comigo, e escreve super bem e já tem muitas fotos e informações daqui.

http://uaiafrica.blogspot.com/

Quem quiser me visitar aqui e conhecer um pouco dessa bagunça, fiquem à vontade e posso garantir que serão bem-vindos!

Abraço e até a próxima.


 

30 comentários:

  1. hahaha
    Como sempre você ta comendo...

    ResponderExcluir
  2. A famosa ponte e suas filas imensuráveis. Sucesso ai nessa travesia, hahaha.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Sobre a bagunça e o trânsito caótico para o Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  4. ola!

    Adorei seu comentário

    sou português e estou pensando ir trabalhar para moçambique.

    me dá uma informação. qual o salario que permite ter uma vida boa ai?

    obrigado

    p.s. trabalho na área ambiental.

    abraço e grande felicidade por ai

    ResponderExcluir
  5. Penso não ser bem assim. A Cidade é linda e as pessoas de Tete são das melhores que já conheci. O transito realmente já há muitos anos que assim é. Mas quanto a isso é natural e fácil de enfrentar

    ResponderExcluir
  6. Já foste á Temba? e ao MAXIME?

    ResponderExcluir
  7. Realmente eu conheço a pobreza e a realidade deste Pais, estive trabalhando na Odebrecht no ano de 2011.
    E pretendo voltar para outra cidade de Nacala a trabalho novamente em breve.
    Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  8. Gustavo, você conhece o Sul do Pará? Se conhece, dá pra fazer uma compraração?
    Quando chegamos para trabalhar aqui no Pará, estranhamos muito. Diga se Tete e Maputo pode ser comparado com Parauapebas, Canaã dos Carajás e Ourilândia do Norte?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Gustavo bom dia!

    Como faço para enviar meu Curriculo afim de trabalhar na Vale da região aí?

    ResponderExcluir
  10. Fiquei em Tete 3 meses e realmente o calor incomoda um pouco. As pessoas, apesar da pobreza, são alegres. Se houver outra oportunidade de voltar vou amar e procurar aproveitar para conhecer outros lugares. As pessoas que conheci lá deixaram saudades...
    Rio Zambeze, hotel Zambeze, Paraiso Misterioso, Bar da Cigana, Motel Tete...

    ResponderExcluir
  11. gostei do comentário, pois o meu marido está indo para Tete e estava apreensiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMO ESTÁ? TUDO BEM?
      COMO FAÇO PARA ENVIAR UM CURRICULO ME CANDIDATANDO A UM EMPREGO EM MOÇAMBIQUE? DE PREFERÊNCIA EM LUGARES ONDE JÁ RESIDAM BRASILEIROS POR CAUSA DE COSTUMES, ETC...

      Excluir
  12. Isso foi Tete em 2010. Hoje a quase 4 anos depois está bem diferente.
    Durante o 1 ano e meio que morei em Tete vi como foi grande a mudança e acho que hoje já mudou muito em relação ao que era quando deixei.
    Tete deixou saudades.
    Fiz grandes amigos, vivi muitas coisas, grandes experiencias..
    Valeu a pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haviam de ter conhedido Tete em 1972/73 como eu quando estive aí durante o serviço militar obrigatório; as únicas coisas boas eram o Hotel Zambeze e o Maxime, bar de diversão nocturna.

      Excluir
    2. Gustavo poderia me enviar seu email a lucas.adm.success@gmail.com

      Excluir
  13. Esses lugares eram muito frequentados no tempo da guerra colonial; agora já não têm qualquer utilização sobretudo o Maxime...

    ResponderExcluir
  14. Estive aí em 1972/73 sitiado no Km 19 (cruzamento da estrada para o Songo) e gostaria de saber novidades dessa terra

    ResponderExcluir
  15. eu que vivi e fui criado na cidade de tete sinto saudades dessa grandiosa terra alguem sabe quem era o SR, CASIMIRO MARTINS comercio geral ao pe do Colegio S. Jose de Tete eu sou um filho dele que ricas saudades da minha terra Natal

    ResponderExcluir
  16. Ola. Também tive uma ótima experiancia por ai. Fiquei dirante 1.5 ano e meio. Tive o prazer que atuar na Vale na aread de TI.
    Sobretudo indico que conheça o instituição dai dos Médicos sem fronteiras. Trabalho lindo e abençoado.
    Quanto a ponte, sempre foi assim e imagino que deve perdurar por no inimo mais uns 200 anos.
    Quanto aos fins de semana, beba umas 2M e relaxa.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Tive o prazer de mora aí um ano e sete,adorei fiz grandes amizades,Saudades espero voltar um dia.

    ResponderExcluir
  19. Tive o prazer de mora aí um ano e sete,adorei fiz grandes amizades,Saudades espero voltar um dia.

    ResponderExcluir
  20. Tem um pastor amigo meu que está indo para Tetê .. uma mudança e tanto.

    ResponderExcluir
  21. Por favor, comente a respeito dos salários! Quanto o salário de engenheiro e engenheiro sênior....

    ResponderExcluir
  22. Trabalhei durante 3 anos em Tete, experiencia foi fantástica,profissionalmente e pessoalmente falando, trabalhei com excelentes profissionais e as pessoas são hospitaleiras e adoráveis.

    ResponderExcluir
  23. https://verdade-rigor-honestidade-diferente.blogspot.com/2018/12/131218-com-o-pir-todas-as-historias.html?view=timeslide

    ResponderExcluir
  24. https://verdade-rigor-honestidade-diferente.blogspot.com/2018/08/010818-responsabilidade-politica-ifc-pir.html

    ResponderExcluir
  25. http://70anosexperienciasrespeitopelosoutros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. TETE
    http://70anosexperienciasrespeitopelosoutros.blogspot.com/search?q=TETE

    ResponderExcluir