segunda-feira, 23 de julho de 2012

N'Zérékoré - Guiné

Olá pessoal!

Finalmente vou escrever algo sobre a Guiné.

Já tem quase 8 meses que estou trabalhando no projeto aqui sedo que está é minha terceira vez aqui.

Já estou bem familiarizado com o que vi e já deu pra perceber bastante as diferenças entre os outros países da África por onde já passei.

Antes de mais nada vou falar um pouco sobre o país pois muitas pessoas acham que estou na Guiné Bissau, mas não estou!

O Nome oficial é República da Guiné. Só isso. Quando estava em Moçambique, alumas pessoas de lá me perguntavam qual Guiné e eu sempre falava que tava vindo pra Guiné, Guiné rsrsrs

Dai muitos me perguntavam se erá a Guine Conakry, dai que fui ver que a capital do país é Conakry, ou seja, aqui na África muitos países falam Guiné Conakry para diferenciar das demais Guinés existentes, principalmente a vizinha que fica mais a norte, a Guiné Bissau.

O país tem cerca de 10 milhões de habitantes e seu idioma oficial é o Francês. Ele faz divisa com diversos outros países que estão em situação politica menos estável e sempre tem algum problema. Os vizinhos são Serra Leoa, Guiné-Bissau, Costa do Marfim e Libéria.

O presidente da Guiné se chama Alpha Condé. Ele assumiu a presidência em 2008 quando o antigo presidente morreu assassinado. Condé é famoso por ser um intelectual do país tendo estudado em uma das melhores universidades da França.

A maioria da população é islâmica (85%), tendo também cerca de 15% de católicos pelo país.

A moeda é bastante desvalorizada, o Franco-guineense, como é chamada a moeda, para se ter uma idéia pode-se fazer a conversão de que 10 mil franco-guineenses vale 1 Euro.

A cidade onde fico se chama N'Zérékoré. Ela é a segunda maior cidade do país e a maior cidade da Guiné florestal. Ela possui cerca de 200 mil habitantes.

O número de habitantes aumentou bastante nos últimos anos devido a entrada de fugitivos dos países vizinhos que estavam em guerra civil.

N'Zérékoré está bem distante de Conakry (1200km), sendo que se encontra bem próximo da Libéria (acho que uns 100km).

Sempre que venho para N'Zérékoré passo por Conakry, sendo as únicas 2 cidades que conheço, além de alguns vilarejos ao longo do caminho que faço até chegar a Zogotá que é onde estamos abrindo a mina.

Vou começar falando um pouco mais sobre N'Zérékoré pois é onde eu mais fico aqui.

Se eu for comparar N'Zérékoré com Tete em Moçambique ou outros lugares da África por onde já passei, posso dizer que aqui é o mais desorganizado. A cidade é bem bagunçada. No trânsito ninguém respeita ninguém. Acho que se alguem não tiver buzina aqui não vai saber dirigir. Uma buzinação constante. A quantidade de motos e pessoas andando nas ruas aqui é grande como em Moçambique (lá pelo menos tinham passeio para pedestre em muitos lugares) porém as condições das estradas aqui não são nada boas.

Aqui é praticamente inexistente energia elétrica. A grande maioria da energia é obtida por geradores nas casas, hotéis, comércio, etc. Os postes de iluminação pública são de energia solar. O problema é que muitos não funcionam por falta de uma manutenção adequada.

Como a cidade fica localizada na Guiné florestal, as condições dos solos favorecem bastante as plantações. Fora que a vegetação aqui é bem densa o que é bem diferente de Tete em Moçambique. Agora começa a época das chuvas sendo que chove bastante aqui.

A população em geral é bem pobre porém não é aquele povo que passa muita fome. Creio que justamente pelo fato de ter uma terra boa para plantação, o que permite que eles possam cultivar sua comida para subsistência. A quantidade de cabritos aqui também é grande sendo um alimento bem comum para a população.

Em geral, N'Zérékoré tem muito para melhorar. Acho que aqui vai ocorrer como está acontecendo em Tete. A população está aumentando o seu poder de aquisição e isso melhora bastante a qualidade de vida da população e infra estrutura das cidades.

Hoje vemos que muitas das ruas da cidade estão sendo asfaltadas e creio que é resultado do aumento dos impostos pago pelas empresas de mineração que estão na região.

Com o tempo vou colocando mais informações e fotos de N'Zérékoré.

Grande abraço e até a próxima.

domingo, 13 de maio de 2012

Vai um ratinho ai?

Olá!

Vou colocar aqui umas fotos que foram tiradas a algum tempo atrás por um de meus companheiros em Moçambique. O Marco de Paula fotografou algo que mostra uma cena que viamos as vezes. Não era frequente.

Churrasquinho de ratos. Acreditem!!

Pra não passar fome tem que comer de tudo né?

Se alguem quiser se habilitar podemos dar indicação de onde encontrar um desse heim? rsrs

Abraços e até a próxima.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Songo - Moçambique

Oi Pessoal.

Meu blog não está conseguindo acompanhar a velocidade das informações não é?

Bom, a maioria das pessoas já devem estar sabendo mas nem estou mais morando em Moçambique. Agora estou trabalhando por um projeto na Guiné, outro país da África. Em breve terei mais coisas para contar de um outro país da África. Mas ainda ficaram muitas coisas para falar de Moçambique. Pelo menos vou fazer esta última postagem sobre Moçambique, falando sobre um lugar de onde faz tempo que gostaria de escrever e que não pode ficar registrar aqui. Ta ai um pouco sobre a Hidroelétrica de Cahora Bassa no Songo.

Construída por portugueses na década de 70, a barragem de Cahora Bassa é ainda uma das mais importantes de toda a África. Além de ter um grande potencial de turismo, principalmente por sua beleza e pesca esportiva.

O complexo hidroeléctrico, o segundo mais importante da África, sendo constituído por uma barragem em abóbada de dupla curvatura, com 164 metros de altura e 300 de altura, e oito comportas. Para se chegar à central, percorre-se um túnel, em declive, de 1600 metros de comprimento. É aí que estão os cinco geradores atualmente instalados, capazes de gerar uma potência máxima de 2075 MW. O potencial de produção (que poderá ser ampliado numa segunda fase) contempla não só o abastecimento de energia eléctrica a Moçambique como também aos vizinhos Zimbabué e África do Sul e Malawi .

É até dificil de imaginar como uma barragem tão grande e que gera tanta energia, mesmo próximo a Tete, a qualidade da energia em Tete é muito ruim e falta energia muitas vezes....

Além da barragem, a cidade de Songo que é a uma cidadezinha agradável, limpa e organizada. São poucos os carros nas ruas. A cidade ainda possui,  algo que até a pouco tempo não tinha em Tete, um supermercado onde dispõe de vários produtos que não são encontrados em outras regiões. Creio que isto de deve ao fato de ter uma maior quantidade de portugueses que trabalham na hidroeletrica.

São poucas as opções de hospedagem na cidade. Eu estive lá duas vezes e me hospedei em lugares diferentes e ambos são lugares simples porém aconchegantes que são a pousada do Costa e o Hotel Teles.

O Hotel Teles possui um restaurante bom com várias opções no cardápio.

Mais perto da represa tem um outro hotel com restaurante porém não funciona celular e a comida em geral demora muito. O Hotel se chama Ugezi Tiger Lodge.

Quem mora em Tete, uma ida ao Songo as vezes é uma boa alternativa para fugir da rotina já que a cidade é cerva de 140 km de distância de Tete.

Pra quem quiser saber saber mais informações pode entrar no site da hiroeléctrica Cahora Bassa : http://www.hcb.co.mz/por

Fonte: http://www.almadeviajante.com/viagens/mocambique/cahora-bassa.php

Em breve estarei escrevendo algo contando sobre a Guiné.

Abraço e até mais.

domingo, 9 de outubro de 2011

Cape Town - África do Sul

Olá a todos!

Demorei novamente a escrever, né?

Mas agora que terminei meu mestrado vou começar a ter mais tempo para escrever aqui.

Vou contar um pouco sobre Cape Town ou Cidade do Cabo em português. Estive lá no fim de semana de 24 e 25 de setembro.

Pena que foi somente um fim de semana em Cape Town. A cidade é linda, limpa, organizada, bem estruturada!

Recomendo a quem tiver a oportunidade de ir conhecer lá, ficar pelo menos uns 5 dias pra fazer tudo com tranquilidade.

Aqui em Moçambique é feriado dia 25 e como aqui (na África do Sul também) quando o feriado cai no domingo, não se trabalha no próximo dia útil. Assim não trabalhei no dia 26 e deu pra fazer uma viagem mais longa.

A uns 2 meses começamos a comentar sobre a possibilidade de ir para lá e várias pessoas disseram que iriam, mas no fim fomos em 4 pessoas. Eu, Bebeto Mota, Bruninha e Fabi!

Pegamos o vôo de Tete a Joburg na sexta-feira e chegamos lá na sexta pro volta das 22:30. Pegamos o carro alugado e fomos em direção ao albergue que haviamos reservado.

O albergue é como qualquer outro tipo de albergue. Simples mas pra quem ta buscando economia é tranquilo. O albergue se chama Cape Town Backpackers.

Mas como 50% das pessoas (duas), não estavam se sentindo bem lá pois queria mais conforto, decidimos trocar de lugar no dia seguinte.

Daí no sábado após nos alojarmos no hotel que encontramos partimos para os nossos passeios.

O primeiro dia de passeio foi destinado a conhecermos o Cabo da boa esperança (Cape of good hope).

Como saimos um pouco depois das 11h para o passeio ficamos limitados no número de lugares pra se conhecer neste dia, já que o Cabo da boa esperança (juntamente com o Cape Point) é um pouco distante e leva um certo tempo para se chegar até lá.

Fomos até lá margeando, sempre que possível, o oceano Atlântico. A paisagem é encantadora durante o caminho.

Pra quem não sabe, o Cabo da boa esperança é onde se divide o oceano entre Atlântico e Índico.

Também fomos no farol do Cape point onde podemos apreciar o lugar e é claro, tirar a foto com a famosa placa que mostra a distância deste ponto até algumas das principais cidades do mundo, sendo o Rio de Janeiro uma delas.

Indescritivel o lugar! Muita ventania também. Ainda bem que o tempo estava limpo e era possivel se ver tudo claramente.

Na volta para a cidade, voltamos margeando o oceano Índico com um outro visual diferente do que encontramos na ida.

Durante a volta, paramos em um lugar que não me recordo o nome, para ver pinguins. Não se tem muito a fazer a não ser ver os pinguins e tirar fotos deles a um distância próxima a nossa. Muito bonitinho eles.

Uma das frases que marcou a viagem: “Eu quero um pinguim”, ou como diz o Bebeto Mota: “Eu quero um pinguuim”. Hehehehe

De lá seguimos para o Waterfront.

O Waterfront é um lugar bem legal! Fica localizado na beira mar em um habor ao meio restaurantes e shoppings. Um lugar bem gostoso pra ir almoçar, jantar, bater papo e fazer umas compras. No entanto é que voltamos lá para jantar no dia seguinte.

No dia seguinte, acordamos um pouco mais cedo e fomos dar uma volta na praia. Eu só pisei na areia e já vi que a água do mar lá é bem gelada. Não quis arriscar nem colocar os pés na água. Mas haviam algumas poucas pessoas que se arriscavam entrando no mar. Sentamos em um restaurante na beira do mar e lá ficamos por um bom tempo.

O objetivo do dia era ir até a Table Mountain e como queriamos ver o por do sol de lá, fomos pra lá pro volta das 16h30 de forma a subir no table car e passear um pouco  antes de apreciar o por do sol.

Não vou nem falar nada a respeito, a foto vai falar por mim.

O passeio foi ótimo mas ainda acho que ficaram faltando mais dois dias em Cape Town para poder aproveitar mais coisas, como por exemplo, o mergulho enjaulado para ver os tubarões brancos e fazer o roteiro do vinho já que a região de Cape Town é também conhecida por ter um dos melhore vinhos do mundo.

Se possível, ainda quero voltar a Cape Town um dia!

sábado, 23 de julho de 2011

Moçambola

Depois de muito tempo sem escrever e cheio de coisas pra contar, aqui estou eu de volta.

O motivo de ter sumido  é o meu mestrado. Esqueci do mundo praticamente e só me preocupei em fazer as coisas do mestrado nos "tempos livre". To quase terminando ele mas tive um tempinho para escrever. Mas espero ir contando um pouco ao longo do tempo.

Bom, vou começar contando e mostrando um pouco do Moçambola. Moçambola é o capeonato nacional de futebol, ou sejá, é como se fosse um brasileirão aqui.

Tudo bem que a qualidade do futebol, os estádios, as condições e as torcidas não é a mesma. Mas o esporte predileto aqui em Moçambique é o futebol.

O Moçambola é um capeonato o modesto e os times não têm muito dinheiro e patrocinios. Na semana passada assisti o meu primeiro jogo do Moçambola ao vivo. Foi no campo do Clube Desportivo em Tete para assistir o clássico regional entre Chingale e HCB (Hidroelétrica Cahora Bassa).

O time do HCB é um time novo. Tem somente 3 anos de formação enquanto o time do Chingale foi criado em 1900. No ano passado o Chigale estava na segunda divisão do Moçambola subindo e jogando este ano na primeira divisão.

Para chegar no estádio tava bastante bagunçado e desorganizado. Poucos carros se comparado no Brasil, sendo que a maioria vai pra lá de moto ou caminhando. Eu consegui colocar o carro dentro do estádio e não paguei nada, graças a meu amigo Adriano que fez amizade com o cara do portão. O estádio tem pouca capacidade; poucos lugares para sentar. A maioria das pessoas fica em pé e se ageita nas árvores, postes, onde consegue.

A torcida aqui até tenta dar apoio ao time durante o jogo, mas eu vi eles vibrando mesmo e dando apoio realmente somente após o gol do time.

Sempre tentei comprar uma camisa do Chingale aqui mas é uma grande dificuldade de encontrar. Eles quase não fazem para vender.

O time que está em primeiro lugar no campeonato no momento é a Liga Muçulmana de Maputo e o Chingale está em quinto.

Pra quem tiver interesse em acompanhar o campeonato, pode olhar no site abaixo no qual contém a tabela de jogos e a classificação.

Vejam os filmes e as fotos e se divertam com o Moçambola.

Virei torcedor do Chingale  de Tete agora!